segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Transparência e lealdade

Duas características que uma amiga minha atribui como fundamentais para admirar um homem.
Vai daí, fiquei a matutar naquelas palavras.
“Transparente” é aquilo que deixa passar a luz. Na escuridão das nossas vidas e no martírio da falta de luz e naquilo que lá se esconde, falar de transparência é falar de confiança. Ora. Confiar em alguém é ver esse alguém e reconhecer que há nele um lado oculto (que todos temos). O lado oculto é o segredo a que temos direito. Quando partilhamos tal ou tais segredos credibilizamos a transparência. Mas, o que é que os outros observam e assimilam nessa transparência? Como é óbvio o que lhes interessa e os faz sentir confortados. O excesso de luminosidade contraposta à escuridão pode ter o efeito perverso de nos fazer ver mal as coisas e quantas vezes amedrontar-nos por tanta transparência. Daí que a confiança deva respeitar o segredo pessoal. Para que é que outrem precisa de saber tudo sobre mim? A minha relação anterior teve dificuldades que eu não ultrapassei, porquê? Por infidelidade de algum de nós? Por maus tratos? Por falta de maturidade de alguém? Em suma, diria que entendo a transparência como responsabilidade e humildade geradora de confiança mútua.
“leal” a outra palavra que nos leva à lealdade. Lealdade, uma qualidade, sinónima de fidelidade mas muito diferente no prazo que lhe está inerente. Leal por muito tempo, Fiel por quanto tempo? Esta palavra lealdade traz-me a lembrança do dever da mesma, mas será que uma relação não pode permitir uma mudança de opinião? Queiram ou não, ser leal é comungar da mesma opinião de….logo redutora de liberdade individual. Pois, comungamos da mesma opinião! Contudo, o nosso conhecimento e o conhecimento do outro não são imutáveis, pelo que mais uma vez, surge a confiança como a solução para a vida…
Sou confiável? Confio em quem me rodeia? Então sou Responsável, sou Humilde, sou transparente, sou leal e fiel, porque não?
Que diabo, nada acontece por acaso! Até porque “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida (Provérbio chinês)
Por tudo isto eu sou o que sou e estou como estou…

2 comentários:

  1. :)
    Essa tua amiga entende por transparência o ser verdadeiro. A questão dos segredos não deverá existir no seio de um casal, assim como não deverá existir a das cobranças.
    A lealdade é a fidelidade.
    Em suma, porque a amiga sou eu, o que quero/quis dizer é que o admiro porque sei que posso confiar nele, porque não me interessam os seus segredos do passado, desde que a partir de agora seja leal...verdadeiro. Como sabes, não sou daquele tipo de mulher que sufoca, por isso há inevitavelmente questões que não se colocam ao outro, porque não interessam para nada e há o respeito...a confiança...o amor...a paixão:)

    bji gde

    ResponderEliminar
  2. Amiga Nina, como sempre rápida e sucinta, muito bem...
    Não estamos totalmente de acordo mas posso afirmar que também não nos afastamos muito...
    Abençoada liberdade!
    Os segredos existem sempre, porque temos passado. Se alguém quer descobrir tudo sobre nós(saímos sufocadas) se nós dizemos tudo sem nos perguntarem, porque consideramos que não temos segredos adeus liberdade (ficamos expostos)...no primeiro momento de crise (porque estas existem sempre, as rosas também tem espinhos e num mar de rosas também nos podemos afogar), alguém vai atirar a primeira pedra, daí o nunca reveles tudo o que sabes, porque se falhares serás motivo de troça, como dizia o filósofo que agora não recordo...
    Lealdade e fidelidade são como disse sinónimos mas não são a mesma coisa...repara bem no teu dever de lealdade para com o funcionalismo público, será que és sempre fiel relativamente a isso? Não, (malditos chefes que esperam sempre a nossa lealdade)...
    Fiel? O cão ao seu dono enquanto este é bem tratado...senão sai de casa!
    O segredo?...Confiar, confiar, confiar!
    Ser responsável pelos actos cometidos, ser humilde...pois o amor, ama e serás amada e por fim a paixão(que é boa enquanto dura e tal como a vida só existe porque existe a indiferença e o ódio...por isso não sufocas mas podes acabar sufocada...

    Bjo grande também para ti...

    ResponderEliminar

...Simplesmente Maria.