sexta-feira, 22 de maio de 2015

Quem Será?*




Quem será?
Uma pergunta com uma infinidade de respostas!
Ontem, por força de circunstâncias revivalistas e depois de arejar as minhas ideias numa espécie de linha limite entre a alegria da presença e a dor da ausência, acabei sentado no sofá a ler atentamente a "Última conversa" de Agostinho da Silva, publicado pela Casa das Letras.
A resposta:"as coisas bonitas não nos devem impedir de também vermos as desgraças que acontecem às pessoas" reflete o nosso dia a dia que, carregado de uma cegueira secundária a doença egocêntrica, leva a que as pessoas injustamente se maltratem no seu egoísmo insano...vivemos para e em função de nós próprios, esquecendo que ao nosso lado há quem esteja a sofrer.
Quanto mais tentamos fugir da solidão mais enredados ficamos nela mas se pensarmos bem nunca estamos sós "mais que não fosse, pelo menos, tinha o Sol e a chuva...", esses companheiros que nos acompanham, ora isoladamente ora em parceria,no sequencial e ritmado tempo biológico.
Depois temos os "companheiros" aqueles que comem o pão conjuntamente com o outro, os "camaradas" que dormem no mesmo aposento do outro e os "colegas" aqueles que tem a mesma lei...isto no dizer do autor, o qual reafirma que por vezes há uma combinação entre eles...e dias há em que aparecem isoladamente e outros em que aparecem todos ao mesmo tempo.
Estou tramado, afinal quem será que me acompanhará de uma forma consistente naquilo que me vai restando do ciclo da vida?
Pois é Professor Agostinho "o homem é a coisa mais extraordinária que aparece no mundo, é o inesperado feito pessoa."...eu que o diga, o inesperado espera por mim e eu espero pelo inesperado, por isso sou humano e extraordinário, no amor, na dádiva, na partilha, no meu sofrimento e as excepções a isso confirmam a regra!
Mas... e quem será?
Sei lá...o tempo o dirá!!!

* Obrigado amiga pela partilha musical*

17 comentários:

  1. Seja lá quem for, que seja alguém que te ame, te mereça e te faça feliz!

    Um sábio...o nosso Professor Poeta, Filósofo, Pedagogo, simultâneamente, tão sensível e realista: Agostinho da Silva! Adorava ouvir as suas "Conversas" na RTP.

    No vídeo há uma frase da canção, com a qual não concordo: "Quem procura, acha"... O Verdadeiro Amor, a alma gémea, não se procura...encontra quem tiver essa sorte!
    O teu texto emocionou-me muito...Tanto, que nem encontro palavras para te dizer quanto!

    Que continues a ser essa pessoa extraordinária, amiga, sensível, sarcástica, por vezes, e alegre, sempre!

    Um beijinho com ternura e admiração!

    Janita

    ResponderEliminar
  2. Janita, na vida nem tudo é fácil e tem idoneidade para compreender o quero dizer...a felicidade e essas coisas que ela arrasta atrás de si, procuram-se, encontram-se, desfrutam-se e infelizmente tal como nós nem sempre duram!

    Quem procura acha sempre alguma coisa...o paradigma entre o bem e o mal, sempre...talvez alguém me diga com frequência que na vida nada acontece por acaso!
    Sorte? A alma gêmea tal como nas flores, por exemplo a margarida, descobre-se entre um malmequer ou um bem me quer...e isso só sabemos mesmo no último suspiro quando retiramos a pétala final...

    assim, espero e desejo continuar a ser, também preciso de ultrapassar os espinhos do meu caminho em particular os da saúde...por isso no meu blogue além dos sentimentos que expresso, uso-o para libertar os maus espíritos que me agarraram!!!
    É a vida...REAL!!!

    Beijinho com afe(c)to e muita consideração pela pessoa que és!
    Maria que vai com as outras ...mas só no irreal nome do blogue...
    Bom fim der semana***

    ResponderEliminar
  3. É uma incógnita. Tenho uma amiga que costuma dizer que "estamos feitas mas não estamos acabadas", isto é, que sabemos como nascemos mas não nos é dado saber como decorrerá a nossa vida e acima tudo com quem estaremos no fim de tudo. Cabe-nos apenas desejar como companhia uma pessoa de quem gostemos, boa, compreensiva e amiga.

    Uma grande abraço.

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço grande Olinda, a incógnita pode ser isso mesmo que acabas de dizer...desejemos então!!!

      Eliminar
  4. Agostinho da Silva, grande filósofo !
    Como te entendo! Estou a iniciar um processo de divórcio...
    Como saber? No meu coração ainda há esperança e amor para dar...
    Beijinhos com tudo de muito BOM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucy, muita sorte no teu caminhar sinuoso...
      Que nunca te falte a esperança nem o amor que tens para dar no teu nobre coração!
      Beijinhos Lucy, vai com calma que o que tiver de ser será!!!

      Eliminar
  5. Com Agostinho da Silva a servir de base, fico-me só pelo desejo de um bom fim de semana. Tamanha introspeção atropela-me , neste momento!
    beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia longe de mim querer atropelar o teu sentir e pensar...o fim de semana foi bom e espero que o teu te tenha dado o descanso que sempre é necessário...
      Beijinho filosófico e a tua presença é reconfortante para mim;)***

      Eliminar
  6. Mesmo nos teus momentos de maior amargura, de alguma revolta interior, provocados por alguns espinhos desta vida, mas também provocados pela tua própria natureza que te conduzem para um vazio interior !!!

    Consegues ser eternamente o jardim onde a T U L I P A nunca murchará...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este pensamento anónimo e profundo teve sérios reflexos em mim pela minha própria natureza como referes...o vazio interior apoderou-se de mim mas no meu jardim a TULIPA continua a encantar-me com a sua imponência, cor e perfume natural que é sublime...certo que só os apreciadores de TULIPAS entenderão este comentário, parto para a aventura porque o jardim não se faz sem flores...
      Beijo florido e imenso qual bouquet num dia de primavera;)**********

      Eliminar
  7. É, sem dúvida, uma boa pergunta. Só estamos na solidão enquanto nos fecharmos nela. Somos muito poderosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste na mouche Diana...querer é poder, mas somos fracos no querer pelo que o poder esfuma-se a todo o momento.Mas, porque será que estamos constantemente a fecharmos-nos na nossa solidão se isso nos provoca dor? Porque será Diana???
      Beijinho

      Eliminar
  8. OI MARIA!
    QUEM SERÁ?
    SABEMOS DO HOJE, AMANHÃ QUEM SABE.
    TOCANTE TEU TEXTO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã Zilani?
      Direi que amanhã TALVEZ?
      Sempre fortes as tuas palavras!

      Abraço amigo

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Pois é Teresa, é por não conhecermos tudo, que passamos o tempo a interrogarmos-nos...quem será Teresa, quem???

      Beijinhos

      Eliminar
  10. O que importa é que sejas feliz!

    Beijo, Maria /Manel. :)

    ResponderEliminar

...Simplesmente Maria.